Sobre o CECIEx
O CECIEx é o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras, cuja missão é defender e representar os interesses das empresas comerciais exportadoras, importadoras, traders, e prestadores de serviços de comércio exterior, assumindo o papel de coordenar as reivindicações desta categoria e levar suas propostas aos órgãos competentes.
Ao fazer parte do CECIEx sua empresa terá benefícios exclusivos como:
. Participação em Eventos apoiados pelo CECIEx;
. Relatório de pesquisa de NCM;
. Participação em reuniões setoriais;
. Descontos na participação em eventos nacionais e internacionais;
. Participação nas iniciativas da entidade;
. Vantagens em ações promocionais e/ou comerciais;
. Anúncios institucionais;
. Inclusão da empresa e acesso à área restrita do site do CECIEx e Brazilian Suppliers;
. Descontos em cursos e workshops apoiados pelo CECIEx;
. Cadastro no Diretório Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (http://www.braziliansuppliers.com.br).
O CECIEx também desenvolve ações de aproximação entre as empresas comerciais importadoras e exportadoras e as indústrias e mantém projeto especial com a Apex-Brasil para a realização de eventos nacionais e internacionais de promoção de exportações.
HISTÓRICO:
2006: Criação interna do CECIEx (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras) como conselho integrante da ACSP.
2007: A Apex-Brasil constatou que apenas 50% das empresas que participavam de suas ações de promoção comercial eram exportadoras contínuas.
2008: Dentre muitas decisões para reverter o quadro acima, decidiu iniciar sua aproximação com tradings por entender que seriam o apoio necessário às indústrias uma vez que contavam com as habilidades comerciais que faltavam às indústrias apoiadas.
A Apex-Brasil encontrou na ACSP (Associação Comercial de São Paulo) um departamento totalmente dedicado às empresas comerciais exportadoras que, por mais de 10 anos, promoviam reuniões de aproximação entre tradings e indústrias nos municípios de São Paulo.
Essas iniciativas eram denominadas “Exportar para Crescer” e estavam em atividade desde 1997.
2009: Inicio da Parceria entre Apex-Brasil / ACSP - CECIEx através do Projeto TRADINGS DO BRASIL.
Criação do DTB: Diretório Tradings do Brasil. Criado o primeiro evento nacional de tradings, o Encontro Tradings do Brasil realizado em abril/2009 que contou com a presença de mais de 400 empresas tradings, traders, e demais prestadores de serviços do setor. Desde então a ACSP/CECIEx deu continuidade a esse evento anualmente.
2010: Renomeação do Projeto para BRASIL TRADE.
2012: A partir de Julho de 2012 com a criação do CNPJ do CECIEx e este atuando com personalidade jurídica própria iniciou-se a cobrança da taxa de associativismo ao Conselho no ano subsequente ( 2013).
2014: Havendo realizado todo o trabalho descrito acima, todos os requisitos necessários à constituição de um projeto setorial para o setor comercial exportador brasileiro haviam sido estabelecidos e assim, em 12 de junho de 2014 (exatos dois anos após a fundação do CECIEX) o Projeto Setorial Comercial Exportador foi firmado entre a Apex-Brasil e o CECIEX dando início à nova era de promoção comercial do setor comercial exportador brasileiro que passa a adotar o nome de Brazilian Suppliers.
MISSÃO, VISÃO e VALORES
Missão: Difundir a cultura de comércio exterior no pais, defender e representar os interesses das empresas comerciais exportadoras, importadoras, traders, e prestadores de serviços de comércio exterior.
Visão: Ser o principal Conselho representativo das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras e ser referência de excelência em serviços prestados a este setor da economia nacional.
Valores: Comprometimento ético, transparente e envolvido com a missão da instituição.
Valorização dos integrantes do Conselho e de seus colaboradores. Foco em resultados com sustentabilidade econômica, desenvolvimento social e respeito ao meio ambiente.
SOBRE O PROJETO BRAZILIAN SUPPLIERS
O CECIEx também auxilia sua empresa a ingressar e aumentar sua presença no mercado internacional, através do projeto Brazilian Suppliers, realizado em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos).
O projeto Brazilian Suppliers é o programa de promoção comercial do CECIEx, com o apoio da Apex-Brasil, para o setor comercial exportador brasileiro que visa promover o aumento das exportações de micros, pequenas e médias empresas (MPMEs) por meio de Empresas
Comerciais Exportadoras (ECEs) identificadas e qualificadas no Diretório Brasileiro das Comerciais Exportadoras (DBCE) criando oportunidades de negócios que aproximem as MPMEs das ECEs e as ECEs de compradores internacionais em ações de promoção comercial internacional.
Hoje, o CECIEx é a única entidade de classe das Comerciais Exportadoras com representatividade junto ao Governo Federal com apoio da Apex – Brasil através do Projeto Setorial Brazilian Suppliers.
O nome do projeto tem o objetivo de apresentar nossas comerciais exportadoras como aquilo que de fato são: fornecedores de produtos brasileiros, e com essa proposta, iniciar nosso posicionamento perante o mercado mundial em diversas ações internacionais que contemplarão ações de relacionamento, rodadas de negócios e feiras internacionais.
site: www.braziliansuppliers.com.br
PROMOÇÃO COMERCIAL
As ações de promoção comercial do CECIEx compreendem as rodadas de negócios realizadas no Brasil e no exterior entre ECEs participantes do programa e compradores internacionais identificados e qualificados. As ECEs são apresentadas aos compradores como Exporting Houses, conceito amplamente reconhecido mundialmente como sendo empresas responsáveis pela exportação da produção de micro e pequenas indústrias, tornando o evento ainda mais atrativo ao comprador internacional.
Fazendo Negócio com Empresas Comerciais Exportadoras
As Empresas Comerciais Exportadoras atuam com características semelhantes às dos representantes comerciais, desenvolvendo e mantendo as relações comerciais internacionais e respectivas operações de exportação em favor das empresas fabricantes.
Por meio das ECEs, as operações de exportação (documental, logística, aduaneira e financeira), podem ocorrer de duas formas:
1. A operação de exportação será realizada pela própria empresa fabricante, cabendo à ECE o recebimento de comissões sobre as vendas realizadas;
2. A operação de exportação será realizada pela ECE, que adquirirá os bens a serem exportados da empresa fabricante por meio de Venda Equiparada à Exportação.
No caso 2, as operações de venda equiparadas à exportação contam com os seguintes benefícios fiscais:
- ICMS – Parágrafo Único da Cláusula Primeira do Convênio ICMS 113/96 (redação dada pelo convênio ICMS 61/03);
- IPI – Artigo 42, inciso V, do RIPI;
- COFINS – Artigo 45, inciso VIII, do Decreto nº 4.524, de 17 de dezembro de 2002;
- PIS - Artigo 5º, inciso III, da Lei nº 10.637, de 30 de dezembro de 2002;
- IRPJ/ CSLL – dependem do regime tributário adotado pela empresa fabricante.